Conteúdo do Blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

AULA DA EBD:? 3. PORQUE CRESCEU A IGREJA PRIMITIVA? (Parte IV)


Bom dia pessoal! Segue mais uma parte do estudo, mas já está acabando, se você não leu as outras partes clique 
aquiaqui e aqui.








Admitamos que a Igreja Primitiva cresceu em número. Por que cresceu? 
Era o seguinte: quando uma pessoa se convertia a Jesus Cristo, não apenas recebia uma boa vida para si mesma, mas era treinada para viver a vida cristã e transmiti-Ia a outras pessoas num processo de reprodução espiritual que jamais se interrompia. 
Tomemos o texto de Atos 11.19-26. Ai conta como surgiu a Igreja em Antioquia. Quem iniciou o trabalho em Antioquia? O versículo 19 diz que “os que foram dispersos” é que pregaram o evangelho naquela cidade. “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a palavra”. (At 8.4). 
Pensando nos que foram dispersos: alguns deles se converteram com a pregação de Pedro no dia de Pentecoste. 
Pedro, por sua vez, convertera-se com o testemunho de seu irmão André que o levara a Jesus (Jo 1 .40-42). André tinha se despertado para a realidade de Cristo através do trabalho de João Batista. E a corrente ininterrupta se estabelece; cada crente faz parte dessa corrente de redenção: os cristãos de Antioquia, os dispersos, Pedro, André, João Batista, Jesus Cristo. 
Paulo descreveu muito bem o que se fazia nos seus dias, quanto ao treinamento dos pastores e dos crentes. “E o que da minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Tm 2.2). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário