Conteúdo do Blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aula da EBD: 1. DESFAZENDO MAL-ENTENDIDOS (Parte II)


 Olá pessoal, como foi falado no post abaixo, ai vai a parte II do estudo da EBD.


Se você não leu a introdução clique aqui: Não Li a Introdução!




Todas as vezes que falamos em crescimento da Igreja encontramos certa resistência. Muitos dizem que devemos estar mais interessados no crescimento espiritual e consideram quase uma heresia falar-se em crescimento numérico da comunidade cristã. 
Admitimos que estas pessoas tenham razão em parte. Não é desejável que aconteça em nossa igreja a paródia de crescimento como é o caso de Simão, o Mago, mencionada em Atos 8.9-24, ou crescimento numérico pela força bruta das cruzadas, das imposições sociais e econômicas para 
conseguir adeptos, nem por qualquer tipo de manipulação. Não nos referimos a esse tipo de crescimento numérico. 
Outro problema que enfrentamos é o da motivação. Algumas frases encontradas hoje como títulos de livros parecem-me apresentar o assunto com certa banalidade dos assuntos comerciais. Sabemos que a única motivação válida para o programa do Evangelho é o AMOR. Como disse Paulo, “o amor de Cristo nos constrange” (2Co 5.14). E quando Paulo colocou o assunto nesta perspectiva estava simplesmente refletindo o amor de Deus ao mundo (Jo 3.16). Crescimento pelo crescimento não é assunto nosso. 
Qual, então, é nosso objetivo ao tratar desse assunto? 
Nossa afirmação é a seguinte: se uma igreja local deseja ser célula do Reino deve crescer em número também e este crescimento numérico será uma decorrência natural do cumprimento de sua missão evangelizadora, uma parte inerente à sua vida. 
Desejo colocar também, uma pergunta: nossa resistência em falar no crescimento da igreja local não seria uma forma de racionalizar e aceitar nosso fracasso no cumprimento da missão evangelizadora da igreja? E esta também: como justificar tanto dinheiro para sustentar uma igreja que não cresce em número de membros? 

Continua amanhã :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário