Conteúdo do Blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA DA EBD: 2. O QUE ACONTECEU NA IGREJA PRIMITIVA (Parte III)

Bom dia pessoal! Segue abaixo mais uma parte do nosso estudo. Se você não leu as outras clique 
aqui e aqui .



No dia em que Jesus Cristo ressuscitou, os discípulos estavam reunidos numa casa em Jerusalém. 
Eram poucos, bem poucos. Talvez apenas dez. O evangelista não faz menção do número. Considerando que 
Tomé estava ausente e que Judas estava morto, em termos numéricos seriam dez. (Jo 20.19-30). Alguns dias mais tarde, quando da escolha de Matias, encontramos um parêntese estatístico muito esclarecedor: "Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora compunha-se a assembleia de umas cento e vinte pessoas), e disse" (At 1.15). 
Com a descida do Espírito Santo e o sermão de Pedro no dia de Pentecoste houve um acréscimo nada desprezível “Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. (At 2.41). 
No final do capítulo 2 de Atos dos Apóstolos há um resumo que descreve como viviam os cristãos nos dias apostólicos. Enquanto se desenvolvia a vida normal da comunidade “acrescentava lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (At 2.47). 
Entendendo que o crescimento da igreja em número fazia parte da vida diária da igreja e era uma rotina e não uma exceção, o historiador Lucas teve o cuidado de registrar várias referências ao crescimento numérico. Vejam por exemplo, o texto de Atos 4.4: “Muitos porém, dos que ouviram a palavra, aceitaram subindo o número de homens a quase cinco mil”. 
O terceiro resumo que descreve comunidade cristã está em Atos 5.14 “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres agregados ao Senhor”. 
O crescimento era tal que a referência agora a ele é em termos de multiplicação; esta palavra parece descreve melhor o rápido crescimento dos cristãos: “Ora, naqueles dias, multipIicando-se o número de discípulos” (At 6.1), houve problemas estruturais; criou-se um grupo de “servos”, com funções bem definidas. Mas a igreja continuava a crescer. “Crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém, se multiplicava o número de discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé” (At 6.7). 
O quinto resumo da vida da Igreja Primitiva encontramos em Atos 9.31: “A Igreja na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando- se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito, crescia em número”. Várias outras passagens poderíamos mostrar que se referem ao crescimento numérico como uma decorrência da fidelidade da Igreja aos objetivos deixados por Cristo. Estas, porém, já são suficientes para demonstrar que “a palavra do Senhor crescia e se multiplicava” (At 12.24). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário